RelaySimTest é uma solução de software para equipamentos de teste OMICRON que simplifica testes complexos de esquemas de proteção.
Sua abordagem inovadora valida a operação correta de todo o sistema de proteção, simulando eventos realistas do sistema de potência.
Além dos testes comuns, o RelaySimTest também revela erros de configuração, lógica e projeto no esquema, o que aumenta a confiança no correto funcionamento do seu sistema de proteção. Isso abre caminho para melhorar a qualidade dos testes e procedimentos de teste que economizam tempo.
Os relés de proteção modernos usam algoritmos adaptativos. Testes simples em estado estacionário muitas vezes não são suficientes para testar tais relés. O RelaySimTest cobre essas novas demandas com uma simulação transitória do sistema de energia primário.
Os testes baseados no sistema são independentes do tipo de relé, fabricante e parâmetros detalhados, o que reduz o esforço de preparação. O comportamento correto do sistema de proteção é a única coisa que conta
Seus benefícios
- Testes baseados em sistema para um alto nível de qualidade de teste
- Independente do tipo e fabricante do relé
- Testes distribuídos facilitados pelo controle de vários CMCs a partir de um PC (diretamente ou via Internet)
- Teste de funções avançadas de relés, como oscilação de potência, faltas transitórias à terra e fenômenos de linhas capacitivas
Obtenha o mais alto nível de confiabilidade do sistema
Comparado com métodos de teste convencionais (como testes baseados em configurações com o Test Universe), o RelaySimTest pode detectar erros nas configurações, na lógica e no design do sistema de proteção com muito mais eficiência. Isso permite que os testadores verifiquem o comportamento correto do seu sistema de proteção com mais rapidez e com um nível de qualidade de teste mais alto do que nunca.
Complementar aos testes com Test Universe, o RelaySimTest contribui para um sistema de energia mais confiável.
Aumento da complexidade? – Mantenha os testes simples!
Os modelos predefinidos permitem que você comece de forma rápida e fácil nos aplicativos de teste mais comuns. Com o editor de rede flexível, você pode ajustar o sistema de energia e os cenários de falta de acordo com suas necessidades.
Para testar o relé, você pode criar um caso de teste com múltiplas variações (por exemplo, tipo de falta, localização da falta, etc.).
Posteriormente, os resultados dos testes são avaliados automaticamente de acordo com o prazo pré-definido.
APLICAÇÕES TÍPICAS:
Teleproteção e proteção diferencial de linha
Teste a proteção incluindo seus canais de comunicação. Controle a configuração do teste de um lado sem a necessidade de coordenar cada teste por telefone. Independente do esquema de teleproteção utilizado.
Religamento automático
Teste simples de sequências de religamento automático independentemente da quantidade de ciclos, trip monopolar ou tripolar. Coordenação simultânea para ciclos de religamento de múltiplos relés.
Linhas de três terminais
Controle todos os conjuntos de testes em cada terminal de uma extremidade sem precisar coordenar cada teste no telefone.
Ondas Viajantes
A simulação calcula automaticamente o sinal transitório e os pulsos de onda viajante para o acessório TWX1.
Oscilação de Potência e Perda de Sincronismo
Teste de trip e bloqueio para condições de perda de sincronismo e oscilação de potência. Combine oscilações de potência com faltas e eventos do disjuntor.
Linhas com compensação série
Teste a coordenação complexa de zonas em linhas com compensação série.
Linhas paralelas com acoplamento mútuo
Simule o acoplamento mútuo entre segmentos de linha conforme eles ocorrem na topologia do mundo real. Teste o sobrealcance e o subalcance quando as linhas paralelas estiverem em operação ou aterradas.
Transformador Defasador
Simule transformadores defasadores de acordo com IEC/IEEE 60076-57-1202 com todos os tipos de construção, como single e dual core, simétricos e assimétricos. Use a simulação dual-core para estudos de sistemas de proteção contra transientes de acordo com IEEE C37.245™-2018.
Proteção de barramento
Modele qualquer tipo de topologia de barramento. Injeção simultânea em qualquer número de unidades. Simulação da posição da seccionadora e do disjuntor. Falhas em cada nó, incluindo falhas na zona morta.
Disjuntor e meio
Teste os relés com todas as entradas de corrente e tensão. Não há necessidade de nenhuma reconexão durante o teste. Verifique a coordenação de ambos os relés, por ex. para proteção contra falha do disjuntor.
Redes isoladas e compensadas
Simulação de redes com neutro aterrado isoladas ou compensadas. Teste o comportamento do sistema de proteção para faltas à terra, faltas intermitentes e faltas bifásicas.
Proteção diferencial do transformador
Modele transformadores de dois e três enrolamentos, autotransformadores e transformadores defasadores e simule comutadores de derivação, falhas em enrolamentos internos e correntes de inrush.
Testes em ambientes IEC 61850
Em subestações que utilizam IEC 61850, informações em tempo real entre os dispositivos de proteção, automação e controle são trocadas por meio de mensagens GOOSE e valores amostrados.
Um teste baseado no sistema é altamente recomendado para garantir que todo o sistema de proteção esteja operando conforme esperado.
O RelaySimTest oferece um conjunto exclusivo de recursos para realizar testes baseados em sistema em subestações utilizando IEC 61850.
Configuração de teste simplificada e compreensível
Simplesmente importando as descrições dos IEDs (por exemplo, para IEDs de proteção, merging units, unidades de bay, etc.) do arquivo de configuração da subestação (em formato SCL), o RelaySimTest visualiza todo o sistema em teste no diagrama unifilar.
GOOSE e valores amostrados podem ser mapeados com um clique.
A configuração de hardware será reduzida a um simples mapeamento das portas Ethernet do conjunto detestes para a rede da subestação.
Teste seguro
Para garantir uma operação segura e confiável, o RelaySimTest executa um processo de validação automática antes de cada execução.
O software irá varrer a rede para evitar operações incorretas causadas pela simulação de mensagens GOOSE e de valor amostrado duplicadas. Além disso, o software verifica automaticamente se as mensagens GOOSEs subscritas estão presentes. Todas as saídas binárias, disjuntores e posições de chave podem ser travadas de acordo com o diagrama unifilar ou verificando a configuração correta
Simulação transitória
Para garantir que seu sistema de proteção esteja funcionando conforme o esperado, o RelaySimTest calcula seus sinais de teste por meio de uma simulação transitória do sistema de potência.
Isso permite que os usuários investiguem seu sistema de proteção sob condições desafiadoras, como saturação de TC, oscilações de potência, condições de weak infeed, e muito mais.
Como os sinais de teste são como eventos do sistema do mundo real, até mesmo funções de proteção adaptativas ou no domínio do tempo podem ser testadas.
Configuração de teste simples
Para configurar um teste, você pode usar um modelo predefinido ou desenhar seu sistema de potência com um editor intuitivo.
O RelaySim-Test requer apenas dados prontamente disponíveis, como dados da placa, para produzir uma simulação transitória estável – nenhum conhecimento especializado em simulações é necessário.
Cada caso de teste pode ser definido em segundos simplesmente adicionando falhas ou operando disjuntores. A simulação cuida de todos os cálculos. Isso permite que você teste seu sistema de proteção em profundidade.
A abordagem de teste baseada em sistema permite configurar testes com vários relés. Por exemplo, você pode configurar rapidamente um teste ponta a ponta.
Teste distribuído
Com o RelaySimTest você pode controlar todos os CMCs conectados a partir de um PC usando várias opções. Isso permite executar testes distribuídos entre subestações tão facilmente quanto testes de subestação única, independentemente de quantos conjuntos de testes CMC você usa.
Ao pressionar executar, o RelaySimTest calcula os sinais necessários e os envia para os conjuntos de teste; a execução do teste a seguir é simultânea com precisão de nanossegundos.
- Não é necessária coordenação via telefone
- Solução de problemas de apenas um PC
- Loop Fechado Iterativo para resposta automática a disparos e comandos de fechamento (por exemplo, para testar funções do religamento automático)
- Um relatório resumido