Utilização da camera Acustica NL para detecção de descargas parciais (DP) em Laboratório
Os testes foram realizados no Laboratório de Alta Tensão (LAT) da Universidade Federal de Itajubá, utilizando a NLCamera que é um sistema autônomo para medições de imagens acústicas e análise de sinais.
A NLCâmera utiliza 124 microfones para formar uma imagem acústica muito precisa na direção desejada. Essa imagem acústica é transposta em tempo real em cima de uma imagem de uma câmera digital, o que permite ao usuário ver com precisão de quais direções o som está chegando à câmera. Fontes de som interessantes podem então ser separadas do ruído de fundo e salvas para uma análise mais profunda e classificação do problema, usando o serviço NL Cloud.
A NLcâmera é muito mais sensível e precisa do que o ouvido humano, o que significa que ela pode localizar fontes de som inaudíveis para o ouvido humano, bem como fontes de som que o ouvido humano não consegue localizar com precisão. Ela tem uma faixa de frequência que se estende às frequências ultrassônicas, o que é um grande benefício, já que muitos problemas e fenômenos interessantes podem ser localizados com precisão usando o ultrassom.
A NLcâmera é equipada com um recurso opcional de análise inteligente de descarga parcial. Esse recurso ajuda o usuário a detectar, reconhecer e analisar descargas parciais, que geralmente indicam problemas e falhas iminentes em equipamentos de geração, transmissão e distribuição.
Alguns dos recursos de análise de descarga parcial estão disponíveis na própria câmera NL, enquanto alguns dos recursos estão disponíveis apenas na nuvem NL.
A Fig. 1 mostra a giga de teste montada para o ensaio, no Laboratório de Alta Tensão da Universidade Federal de Itajubá.
Na fig. 2 vemos a Câmera NL apontada para a giga e a detecção da descarga parcial, e a indicação do local exato do seu surgimento.
Uma foto instantânea (snapshot) é tirada e automaticamente enviada ao serviço NLCloud que analisa o padrão e faz o diagnóstico do problema muito antes de ele se tornar crítico para o equipamento.
A fig. 3 mostra a foto instantânea (snapshot) já enviado à NLcloud e a fig. 4 mostra o diagnóstico do problema, que foi o totalmente compatível com o resultado esperado para o referido teste.
Toda esta análise é feita em tempo real e pode ser obtida utilizando o computador ou o smartphone (fig.5).